Expectativas

EXPECTATIVA

Nasci...
Antes de mim
olhos verdes nasceram
morreram.
Meu pai queria homem.
Eu? Mulher.
Morena
índia
como minha bisavó.
Esquecida
amada pela empregada: negra
Me assumi
"eu sou morena"...
um pouco racista morena
reagia...
A África eu escolhia
reprimida.

O tan-tan me atraía
tan-tan, tan-tan, tan-tan...
nidez e simplicidade
índia
igualdade, pureza
natureza.

A Europa eu vi
nós a tinhamos construído.
Vencidos por um poder branco
que nos aliena:
-"Ela é linda
parece de porcelana".

Nasci...
Mãe branca, rica,
linda,
me abandonou.
Mãe preta
a feia mais linda do mundo
me adotou
me cuidou
me limpou
me amou.
Me disse:
sempre fiques com o mais fraco.
Era doméstica
preta, pobre
oprimida.

E eu nunca tive dúvidas
de quem era minha mãe.

Comentários

Bilico era sobrinha de Vicente Preto q era 1 jagunso de DR.aUGUSTO Santa +,tio dos meus primose primas.O guerreiro togado lutou pela Liberdade no Nordeste.Era tb tio de Marcelo e Fernando Augusto Santa +,q morreu lutando contra a ditadura militar,seguindo o kminho de seu valoroso tio.Fui com ela visitar minha vó Negra,+ o pai dela já tinha morrido.Ele era cosinheiro de banketes.Ela tb.clene viana valadares
Ela era super valente.Quando ouve o sake em S.Zé do Egito nos anos 80,ela ficou super trisEnfrentei Ete por q Luis Bezerra da Silva irmão do anjo Rita,foi preso por ter ido falar com o comandante do batalhão ,dizendo q o povo tava com fome e tava roubando por necessidade e não por desonestidade.Enfrentei o cabra dizendo q ia atraz do juiz em Sertania.A filha de Carapixo,primo de criação tinhafeito 1 foto do sake.
Quase sempre o entendimento com pessoas q
não foram parentes de sangue é bem melhor.
A familia valadares no geral é super metida e coitera de kem tá no poder,as +
simples eles discriminam.Bilico minha Mãe de criação pegava em armas pra defender
Inacio Valadares,por q ele parecia + com
o passado de luta da familia dela.Axo q
tenho q continuar essa luta,tb somando a
defesa da natureza kera a luta de minha
Mãe 25% Índia.clene viana valadares

Postagens mais visitadas