minha mãe Maria Clenice Viana Valadares e minha vó Josefa Martinha da Conceição. mamãe era filha do político e industrial Inácio Mariano Valadares e de Rita Viana Valadares. nasceu logo após a morte de uma irmã pequena que tinha olhos verdes, Cremilda. Quando nasceu sua mãe estava doente de tristesa e não pode cuidar dela, josefa passou a criar Clenice, não era sua babá, era cozinheira e agregada, pelo que me contam exercia certo poder dentro de casa, como uma governanta. Esse encontro afetivo que atravessa conflitos raciais, foi fundamental para na construção da busca de minha mãe, tendo sido forte no bojo de suas militâncias a questão racial. Fez estudos negros nos estados unidos, e militou com panteras negras como Stokely Carmichael. Aqui no Brasil, quando voltou do exílio, ajudou a compor o grupo dos que fundaram o MNU (movimento negro unificado), tendo sido em Pernambuco uma importante do processo de reconhecimento das manifestações culturais de matrizes africanas.
Clenice é poetiza, e seus belos textos trazem muito dos densos sentimentos que transpassam a questão.

Comentários

Unknown disse…
A Josefa e a pessoa que Clene tambem chama de Bilico?
Quando Eu era bem bem pekena pra dormir tinha q pegar no cotovelo de Bilico e dizer:Bilico me dá teu bilico.Não sabia dizer biliscar, q na verdade era uma especie de massagem.Bilico me contava istorias e eu dormia.Terry não conheceu Bilico infelizmente.Ela era nacionalista Negra e Eu tb sou.Considero q toda umanidade é Negra,até os louros de olhos azuis.Era o q me diferenciava de Stokely.Ele sempre foi super bacana comigo.Clene Viana Valadares.
Ela tava prometida a 1 tio e encontrou meu avô num distrito de Teixera na Paraiba.Ele tinha uma mina de ouro,+ não foi por isso kela kzou com ele.Ela enfrentou cangaceiros de Zé perira q tavam torturando Ele,enfiando agulhas entre as unhas e os dedos.Ultimamente a rede globo fez uma novela onde os cangaceiros erm bons.Papai falava q só Jesuíno Brilhante do Ceará e 1 q se ospedou la em kza eram bons.

Postagens mais visitadas