Aritimética.
Por Maria Clenice Viana Valadares (Clene Macambira) .

Eu estudava no Grupo, que era uma escola estadual. Naquela época não havia eleições para diretora e os político escolhiam seus apaniguados. A diretora era feia por dentro e for fora, e o filho dela também.

Os meninos usavam calças curtas.

Num dia ensolarado chegou um menino diferente. Usava calças compridas e não falava como a gente. Ele tinha vindo provavelmente do sudeste. no recreio ele perguntou:
- A que horas vai ser a aula de aritmética?
Quem ainda estava lá, pra não mostrar ignorância, ficou calado. Mas eu que era perguntadeira respondi com uma pergunta:
- O que é aritmética?
- É o que vocês chamam de matemática. Daí em diante todos esqueceram seu nome. Ele passou a ser chamar Aritimética.

Certa manhã o banheiro estáva cheio de palavrões. Aritimética, o mais educado da turma, foi acusado de ter escrito aquilo. A feia diretora esbravejava contra ele que chorava desesperadamente e dizia que não tinha escrito nada no banheiro.

A expulsão de Aritmética me fez odiar a diretora. Minha raiva dela era tanta que quando minha professora entrou na sala de aula dizendo que alguém da diretora tinha morrido, eu que ainda não sabia o que era ato falho, fui lá e disse: Parabéns. (Eu nem notei que tinha usado essa palavra). Alguém bateu no meu ombro e disse: diga, "meus pesames"! Pedi desculpas por ter errado e saí.
Tou velha agora, com 63 anos no lombo, e cabelos brancos, e histórizando as memórias... Me pergunto: onde estará Aritimética?

Comentários

Quando estudava no grupo q agora se xama Erem,isso aconteceu.Pensei q encontraria Aritimetrica 1 dia,+ até agora não soube nada.Tb keria encontrar uma sobrinha minha.Ela morava na Varzea,era neta de Seu Izak e quando criança era loira.Foi
as unicas informações q obtive dela.Eri
o pai biologico dela agora tá no IPSEP.
Eu em S.Zé do Egito,onde nasci.clene
viana valadares.
Secult disse…
Cara Maria Clenice Viana Valadares! Recebemos uma comunicação referente à São José do Egito em teu nome. Estamos dispostos a recebe-la para conversarmos para maiores esclarecimentos, no Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Rua da Aurora, 463/469 - Recife. Telefone 3184-3110 - secultpe@gmail.com
Atenciosamente
Assessoria Administrativa

Postagens mais visitadas